Notícias

Salvar vidas e preservar empresas são prioridades em Cariacica na pandemia do novo Coronavirus

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A diretoria da AEC se reuniu por videoconferência com o Prefeito Juninho e outros gestores da sua administração, entre eles, o Secretário de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Cláudio Denicoli, a Secretária de Saúde, Bernadete Coelho, e a Superintendente de Comunicação, Denise Jacinto. O encontro, realizado dia 28 de abril, foi para nivelar as informações e debater as medidas adotadas no município com relação aos impactos da Covid-19.

Um dos pontos abordados pela AEC no encontro fez referência à importância do retorno das empresas às suas atividades de forma organizada e planejada. A diretoria também pontuou questões das áreas da saúde e segurança pública, e elogiou a prefeitura pela agilidade nas iniciativas até aqui implementadas.

O prefeito, por sua vez, reforçou que todas as ações estabelecidas pela prefeitura referentes à pandemia estão alinhadas com o governo do Estado do Espírito Santo. Combater a pandemia para salvar vidas e preservar empresas e empregos são os desafios que o município enfrenta no momento. Ele explicou que para isso foram desenvolvidas estratégias específicas para as áreas de saúde, economia, assistência social e segurança, entre outras.

Ao final, Juninho agradeceu à AEC pelo apoio à Campanha Cariacica do Bem, que tem o objetivo de, neste momento, formar ampla corrente de solidariedade para doações de alimentos e itens de primeira necessidade. Também reforçou a importância do apoio de associações empresariais como AEC, Findes e Espírito Santo em Ação neste delicado momento e se disse aberto ao diálogo e a proposição de novas iniciativas. 

Entre as ações definidas pela Prefeitura de Cariacica para atender aos urgentes problemas provocados pelo Novo Coronavírus estão:

SAÚDE

Na área de saúde se destacam a criação de equipe específica para acompanhamento epidemiológico, início de inquérito sorológico para avaliação do comportamento do vírus na cidade, parceria com escola de samba e Ifes para recebimento de máscaras e protetores faciais, acompanhamento de estudos junto ao governo estadual para a implantação, se necessário, de hospitais de campanha;

ECONOMIA

Prorrogação de prazos para pagamento de impostos e taxas (ISSQN, IPTU e outros) e isenção de juros e multas foram algumas das iniciativas definidas na área econômica. Também foram fiscalizados e fechados 350 estabelecimentos considerados não essenciais. O retorno do comércio, previsto para este início de maio, será definido após avaliações da evolução da pandemia pelo governo.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) deverá retornar com atendimentos agendados no dia 6 de maio. Mas, muitas demandas ainda poderão ser resolvidas de forma remota ou pelo canal de atendimento.

Até o momento, Cariacica registrou queda de arrecadação de 30%.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

A criação da Central de Assistência Social para orientações e apoio à população e distribuição de aproximadamente 21 mil kits de merenda escolar foram ações da assistência social.

SEGURANÇA PÚBLICA

Na área da Segurança Pública, a Prefeitura de Cariacica está trabalhando conectada ao governo do Estado do Espírito Santo. A discussão para busca de melhoria de forma permanente é uma das iniciativas em andamento.

logo_rodape.png
Rua Guiana, 07, Jardim América
Cariacica - ES
27 3286-0047
se@aec.org.br
© Copyright 2020 Associação Empresarial de Cariacica. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Vitória Azul Informática

Busca