Notícias

Secretário de Desenvolvimento de Cariacica apresenta novo procedimento para aprovação de projetos em reunião da AEC

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Um novo procedimento, mais rápido, para aprovação de projetos na Prefeitura de Cariacica foi apresentado pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), Cláudio Denicoli, e pela Gerente de Aprovação de Projetos, Camila Stein, na reunião de diretoria da Associação Empresarial de Cariacica (AEC) desta terça-feira, 19.

Realizado por videoconferência, o encontro contou com a participação dos associados Dacio Ferreira (Águia Branca), Alexandre Schubert (VTO), Wagner Cantarela (Multilift), Wanderson Climaco (Simec), Tatiana Rodrigues (Vale), Bruno Souza (Shopping Moxuara), Renata França (Shopping Moxuara), além do secretário-executivo, Gustavo De Muner.

Claudio Denicoli disse que implementar propostas como esta, que promovam a agilização e validação de processos é um desafio, pois demandam quebrar paradigmas culturais. “Após a adesão às 10 medidas contra a Burocracia, Cariacica já implementou também a Licença de Impacto Determinado, modalidade de licença com regras claras e pré-definidas”, disse.

Agora, a partir de uma licença única, a Secretaria torna mais célere a validação e regularização de projetos em Cariacica. “Uma equipe técnica multidisciplinar, formada especialmente por engenheiros, arquitetos, agrônomos e biólogos, analisa os projetos em até duas semanas a partir da nova proposta”, acrescentou o Secretário.

“Com condicionantes e preceitos já determinados, o responsável técnico da empresa dará entrada no processo com informações objetivas e essenciais, estipuladas por decreto municipal. Em seguida, será realizada vistoria inicial e análise complementar. Havendo necessidade de correção, rapidamente é emitido parecer. Após a regularização exigida, o projeto é aprovado. Ao final da obra, nova fiscalização é realizada para emissão do Habite-se”, conclui Denicoli.

O Diretor Institucional da AEC, Alexandre Schubert, elogiou a iniciativa e reforçou a importância da união para superação da crise, lembrando que a legislação deve estar adequada às demandas do setor produtivo. “É preciso somar esforços e estabelecer cooperação entre os setores público e privado para a retomada do crescimento econômico e atração de investimentos. Medidas para simplificação e desburocratização são fundamentais neste processo”, explicou.

A proposta pioneira apresentada contribuirá para a melhoria do ambiente de negócios em Cariacica. A ideia é de que também seja elaborado um passo-a-passo detalhado para que o empreendedor possa compreender o novo procedimento e, que futuramente, todo procedimento seja efetuado de forma on-line.

Devido à objetividade para aprovação de projetos em Cariacica, foi proposto na reunião, ainda, que empresas com processos de licenciamento abertos no Estado sejam remetidos ao município. Para isso, é importante a vontade do empreendedor, a anuência do município e a liberação do Estado.

logo_rodape.png
Rua Guiana, 07, Jardim América
Cariacica - ES
27 3286-0047
se@aec.org.br
© Copyright 2020 Associação Empresarial de Cariacica. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Vitória Azul Informática

Busca