Notícias

MARCA Ambiental e AEC. Parceria afinada em prol do desenvolvimento sustentável de Cariacica

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
A MARCA Ambiental, parceira da Associação Empresarial de Cariacica (AEC) desde 2014, tem participado ativamente na viabilização dos projetos da Associação. Com início de suas operações em 1995, a MARCA é pioneira na valorização de resíduos e referência em inovação, tecnologia, qualidade e respeito ao meio ambiente no Espírito Santo.

Muito da sua vivência e expertise contribuíram de forma especial para que a AEC potencializasse os serviços que presta. Além disso, é um diferencial para a entidade contar, nos seus quadros, com uma das mais respeitadas organizações do país no segmento de Ecoindústrias e solução ambientais.

Devido ao atual cenário de severo desequilíbrio ambiental, a MARCA, assim como outras empresas atentas a essa questão no Brasil e no mundo, tem inovado continuamente, na busca de alternativas que minimizem os impactos das atividades humanas e empresariais no meio ambiente. Uma dessas soluções é a valorização de resíduos por meio da reciclagem, que visa retorná-los ao ciclo produtivo na forma de matéria-prima para suprir inúmeras necessidades, gerindo os recursos em uma lógica circular.

Para o diretor da empresa MARCA Ambiental, Gustavo Ribeiro, a excelência da gestão de resíduos acontece a partir de uma cadeia que, por sua vez, só funciona quando todos os atores envolvidos - população, indústrias, empresas e município – estão devidamente conscientizados e estimulados para que seja possível promover uma maior efetividade na segregação correta dos resíduos. O Estado do Espírito Santo é referência no quesito destinação de lixo, segundo a CLP (Centro de liderança pública), como exemplo para o Brasil. No município de Cariacica, a MARCA Ambiental opera como um modelo de solução para o Brasil com o Parque de Ecoindústrias, onde foi possível valorizar tipos diferentes de resíduos. Segundo o diretor da MARCA Ambiental, para ampliar de forma maciça essa contribuição na segregação do resíduo, é importante que todos os atores estejam envolvidos e atuando de forma conjunta.

“Aproximadamente 100% das latinhas de alumínio e 40% dos resíduos plásticos conseguem ser reciclados, mas o grande desafio para o País ainda são os resíduos domiciliares. A amplitude da coleta seletiva em todo o território nacional é muito baixa e a conscientização da população, vinculada à falta de estrutura de coleta, dificulta a melhoria desse cenário em curto prazo. A solução parte de várias frentes como o apoio de todos os envolvidos e, paralelamente, a implementação de tecnologias que visem dar solução para o resíduo misturado. Em uma via de mão dupla, as organizações públicas precisam contribuir para aumentar a atração de empresas para o município, possibilitando que a iniciativa privada tenha condição de gerar emprego e renda”, afirmou.

O diretor destaca ainda que a sinergia da empresa com a AEC vem delineando condições plenas para que o município cariaciquense cresça e alavanque a atração de mais empresas para seu território. Para ele, o apoio do poder público deve estar sintonizado junto a ação do empresariado local para melhorar a performance de Cariacica. As organizações públicas e privadas devem interagir tendo em vista agregar valor e incentivar parcerias plenas para um desenvolvimento mais moderno e robusto.

Ainda, segundo a MARCA Ambiental, o papel da AEC vem sendo desempenhado com maestria, visto que o propósito da associação é fazer com que o empresariado de Cariacica tenha a referência e o respaldo de uma forte instituição. “A função da AEC é bem exercida, pois o representante Alexandre Schubert e os demais dirigentes buscam sintonizar o cenário econômico em proporções municipais e estaduais, participando, opinando e realizando a interlocução com o poder público para fortalecer a base empresarial municipal”, salienta.

Saiba mais sobre a Marca Ambiental
Além de suas importantes linhas de atuação que compreendem todo o processo de gerenciamento de resíduos urbanos, hospitalares ou industriais, além de diferentes tipos de efluentes, a MARCA Ambiental tem como diferencial seu projeto de valorização de resíduos, onde ocorre a classificação e reciclagem de destinação final de materiais recicláveis por meio de 10 empresas parceiras que atuam dentro do complexo Central de Tratamento de Resíduos Marca Ambiental, denominado Parque Ecoindústrias.

Desde seu surgimento, a MARCA Ambiental vem experimentando um crescimento exponencial em seus serviços. Mas, foi a partir de 2010, com a nova política nacional de resíduos sólidos, Lei 12.305/10, que a empresa vem ampliando sua linha de atuação - antes mais focada em disposição final de resíduos - e investiu em tecnologias modernas como autoclave, estações de tratamento de efluentes - ETE, além de seu complexo de valorização de resíduos, o Parque de Ecoindústrias.

Investimentos, inovação e tecnologia.

Tecnologia e inovação são partes do DNA da empresa que, pautada em buscar alternativas economicamente viáveis e ambientalmente responsáveis para a valorização de resíduos, viabilizou um destino mais nobre para os resíduos através de tecnologias que os processam e os reciclam para novos usos e, a partir disso, fortaleceu suas relações com os clientes e com o mercado.

Mirando em seu desenvolvimento, a aposta da MARCA Ambiental para 2022 é o lançamento de uma unidade de produção de cimento que utiliza rejeitos como coprodutos para geração de energia, um ciclo produtivo que faz parte do seu arrojado projeto de valorização de resíduos.

Pandemia

Por realizar serviços considerados essenciais, algumas atividades durante a pandemia foram readequadas para as modalidades híbridas, já outras, continuaram presenciais seguindo todos os padrões de segurança contra o Covid-19.

Quanto ao desempenho da empresa, as metas esperadas para o período foram atingidas, apesar das mudanças ocorridas devido aos impactos no funcionamento dos setores industriais, domésticos e hospitalares.
Image
Gustavo Ribeiro - Diretor da MARCA Ambiental
logo_rodape.png
Rua Guiana, 07, Jardim América
Cariacica - ES
27 3286-0047
se@aec.org.br
© Copyright 2022 Associação Empresarial de Cariacica. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Vitória Azul Informática

Busca